Planeta do Linux

PLANETA DO LINUX COMPRAKISOFTS

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Podcasts Cristãos - evangelizando e educando com tecnologia

Podcasts Cristãos - evangelizando e educando com tecnologia

Hoje em dia uma das coisas que os jovens evangélicos mais buscam são coisas novas, animadas e diferentes o que diversifica cada vez mais os conteúdos que podem ser encontrados na internet, a atual maior fonte de informação e entretenimento para todos, cristãos ou não, então o que mais se encontra hoje em dia são web rádios tocando músicas gospel o dia todo, blogs, comunidades e páginas na web com conteúdo evangélico, mas a atual “onda” e que mais promete crescer são os podcasts.

Podcast é uma espécie de programa de rádio, porém, com conteúdo direcionado exclusivamente para um único público. Geralmente é distribuido em uma periodicidade pré-definida e disponibilizado via feed rss, o que facilita ainda mais o acesso ao conteúdo, arquivos de MP3 com em média de 30 a 60 MB e duração de 40 a 80 minutos.

O que mais atrai e fideliza pessoas para produzir e escutar podcasts é a facilidade de gravar e escutar um e a vontade de falar, pregar e discutir o que geralmente se resume em várias linhas de uma pregação em um blog ou internet, ou seja, o tempo gasto escrevendo e lendo um blog ou site, pode ser trocado por alguns minutos no carro ouvindo um podcast sobre um assunto de sua preferência, ou no ônibus enquanto vai para a faculdade ou trabalho, até talvez no seu MP3, MP4 ou iPod ou simplesmente enquanto trabalho em seu computador, uma facilidade que excede a internet, pois com o download dos episódios você pode ouvir o podcast de qualquer lugar que quiser ou até colocar para tocar em um encontro de jovens, numa Escola Bíblica ou similares.

Conheça os principais podcasts evangélicos atualmente na internet:

  • Irmãos.com - Este podcast é pioneiro no seguimento e o mais conhecido até hoje, o podcast Irmãos.com é um bate-papo entre amigos cristãos sobre assuntos atuais tendo em foco as questões da juventude e as soluções apontadas pela Palavra de Deus com muito humor e profissionalismo. Indicado para jovens e todo o tipo de público. (www.irmaos.com/podcast)
  • Aprendiz de Teólogo - voltado para o público mais jovem e tradicional, este podcast apesar de ser relativamente novo, aborda assuntos relevantes ao mundo dos evangélicos, tal como “Pirataria é pecado?”,”Esperar em Deus ou buscar sua ‘costela’ no mundo?”, ou “Música Evangélica”. Sempre com a seriedade e se baseando na Palavra de Deus. Uma ótima pedida para quem ministra a palavra ou gostaria de ministrar. (www.aprendizdeteologo.com/podcast)
  • dotCast - Do reconhecido portal dotGospel.com, o dotCast é atualmente um expoente que vem surpreendendo a todos com usas idéias, humor e opiniões. Com um conteúdo bastante diversificado, passando por música cristã até discussões calorosas sobre o cristianismo e entrevista com famosos do meio Cristão como a banda americana Emery e o ex-vocalista do Oficina G3 Luciano Manga até própria banda Oficina G3, além de outros assuntos que já deram o que falar. Recomendado para todos os públicos, principalmente para jovens, líderes e músicos. (www.dotCast.com.br)

Cada vez mais vão aparecendo novos podcasts Cristãos, realmente alguns não tem tanta qualidade de áudio e conteúdo quanto os outros, porém, toda a forma de pregação e evangelização é válida se for feita de forma disciplinada para Deus.

Muitos desses podcasts sofrem descriminações de outros produtores e ouvintes de podcasts por serem declaradamente cristãos e por isso acabam sofrendo alguns xingamentos e ofensas de pessoas que não querem um trabalho desse sendo levado a frente. Nesse exato momento está sendo realizado o Prêmio Podcast 2008, o maior prêmio brasileiro para podcasts que, segundo a organização do mesmo, visa apenas o incentivo e divulgação da mídia podcast no Brasil com imparcialidade e profissionalismo. Porém, com quase 10% dos podcasts participantes de toda a premiação sendo declaradamente cristãos ou de alguma religião a organização não quis criar a categoria “Religião” onde obviamente deveria caber os podcasts cristãos concorrentes, em contra-partida que outras categorias possuem apenas um, 3 ou 6 candidatos, bem menos do que o número de podcasts de religião participantes.

Acima disso tudo, o dotCast (categoria Art e Cultura) e o podcast Irmãos.com (categoria Entretenimento e Variedades) estão buscando dar destaque aos podcasts cristãos em meio a tantos outros seculares, por isso se você puder apoiar e incentivar, como evangélico, o trabalho desses irmãos que estão tentando levar a Palavra de Deus para o meio dos não-cristãos, vote e incentive eles. É só entrar nos respectivos sites e clicar nos banners pretos do Prêmio Podcast que estão nos respectivos site então é só seguir as rápidas instruções. O povo evangélico agradecerá. FONTE: GospelMais